segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Ano Novo 2010/2011 > Mi Buenos Aires querido!



Estive em mi Buenos Aires querido para a virada do ano. Mais do que a cidade querida, foram as minhas companhias: pais, namorado e amiga-irmã. Uma delícia de viagem. Por ter sido mais curtinha, estou passando à frente dos meus relatos da Europa e EUA que estou devendo até hoje... ;-)

Buenos Aires é, sem dúvida, uma mini-Paris ou uma daquelas cidadezinhas da Alemanha. Cafés por todo lado (nunca um botequim) e que me perdoem aqueles que viram buraquinhos pelas ruas pois adorei saltear naquelas calçadas lizinhas (e como eu queria que na minha cidade tivessem calçadas assim!).


Diferente do muito que nos assustaram, não tivemos problema em pegar táxis e nem de engarrafamentos ou estabelecimentos super lotados. Tudo normalzinho! Super graças a Deus!


Muita gente chegou a pensar que fôssemos loucos saindo do famoso Ano Novo de Copa para irmos a Buenos Aires. Não nos arrependemos nenhum pouco. Nos livramos do estresse agudo do Rio na semana que antecede o Ano Novo, respiramos novos ares, demos uma variada. E como é bom mudar! Lembro de uma vez ter escrito sobre isso: que as mudanças fazem bem. Escrevi isso quando me mudaram de lugar no trabalho e minha mesa foi parar quase do outro lado do andar mas, graças a Deus, consegui ver as coisas “novas” que essa mudança me proporcionou.

Lá, na cidade do Tango, muita coisa continua como quando fui sozinha há 7 anos: árvores verdinhas e em grande quantidade, todas com aquelas folhas típicas do Canadá (mas que eu vi taaanto na Suíça); a culinária continua incrível; o clima super gostoso; as lojas baratinhas...! Mas algumas coisas melhoraram: a nossa moeda está ainda melhor que a deles! =) E melhor que isso: as árvores estavam beeeem mais floridas! Muitas flores lindas mesmo! :D



Algumas coisas foram bem diferentes do que quando fui pela primeira vez: farras nas paradas para almoços e jantares (uma bagunçona gostosa demais, fora os micos de tentar decifrar tudo o que significavam aquelas palavras no cardápio e que o curso de espanhol não me ensinou ;p).


Além disso, aquela coisa de gritar um ao outro na rua, acenar ao longe, se espremer num táxi, se estressar com quem anda mais devagar... e por aí vai ! rs Outra coisa bem boa foram as máquinas fotográficas esbanjando de um lado ao outro! Tudo o que eu não batia de foto, tinha alguém batendo – vendo – um ponto que eu não tinha visto para clicar. Afinal, éramos cinco! Nos acabamos pelos parques, por Caminito, por Porto Madero, Plaza de Mayo, do Congresso, Nove de Julho, Calle Florida, Santa Fé, Palermo... Demos cambalhotas por causa do tripé, rsrs, e assistimos – serena e nos braços de Deus – a última missa do ano, ali pertinho da Recoleta. E, depois, nos divertimos com os fogos, as luzes, a Ponte de La Mujer em Porto Madero!


Tenho inúmeros defeitos e é claro, como todo ser humano, tenho dificuldade de aceitá-los, reconhecê-los, trabalhá-los. Mas uma coisa agradeço muito a Deus: tenho uma facilidade incrível de ver coisas boas, em tudo. Mesmo que o Ano Novo de Copa seja maior, mesmo que os brasileiros sejam mais simpáticos, mesmo que eu tenha perdido a notinha do tax free pra ser reembolsada na Migração na volta pra casa, mesmo que... mesmo que... mesmo que... eu sempre consigo ver com: - muito mais clareza;


- nitidez;

- em alto e bom som;

- num colorido mais perfeito...


...enfim...


- nossas risadas;

- nossos abraços;

- nossos olhos encantadinhos;

- nossos micos;

- nossa saúde impecável o tempo todo;

- nossa segurança;

- nossa paz;

- nosso júbilo!


Tudo isso, simplesmente, por termos noção do quanto éramos amados uns pelos outros, reconhecedores das bênçãos de Deus e o amor de Deus por nós.


Dá até pra sorrir mesmo que o taxista tenha nos roubado na corrida de volta ao aeroporto; mesmo que no check-in as argentinas tenham nos ameaçado não embarcar porque faltava 1h para a decolagem (e elas ainda frisaram “Só vamos deixar vocês passarem porque é Ano Novo”!); mesmo que eu tenha passado voando pela estantezinha do Free Shop com produtos da “Havana” e tenha pego uma caixa de galletitas de limão com cobertura de chocolate e ter implorado ao caixa “por favorrrrr, diz que eu posso pagar em reais! Meus pesos acabaram! rsrs”; mesmo que, por causa desses biscoitinhos que pude pagar em reais, a gente quase tenha – realmente – perdido o voo da volta! rsrs. Mesmo assim, como é impressionantemente fácil ser feliz... agradecer por tudo...

Que maravilha trabalhar, trabalhar, trabalhar... e uma hora, numa vez no ano, gastar o dinheiro do nosso suor, da nossa luta diária... e gastar muito bem gastado! Num lazer puro puro... leve leve... bom bom!!! Sentimo-nos como a própria Noviça Rebelde de braços abertos, quando corria pelos campos cantarolando, cantarolando, cantarolando...!

Ah, e das bugigangas irresistivelmente compradas, só faltou um cd de Tango!! :D

Obrigada, Deus, porque apesar da saudade do meu irmão Salomão, podemos ser felizes pelo Seu amor por nós e pelo Seu braço forte que nos reergue sempre e vai nos fortalecendo cada vez mais, para que a tristeza diminua e permaneça apenas a saudade que é um lugar que só chega quem amou!

Besos às minhas “fuefas” (ahahah) companhias dessa super viagem de fim de ano de 2010! :o) E Colônia do Sacramento que nos aguarde!! Sabemos que ficamos devendo mas devemos e não negamos!! =)

simples assim.com

o alvorecer sem cansaço
as ruas sem fim
o paralelepípedo e o meio-fio
os cabelos amarrados

e, por vezes, enrolandoo azul e o verde bebê
o cheiro da flor
o abraço
a pizza de qualquer sabor
as sacolas nas mãos

o frio
na barriga
nos braços
o queixo batendo, com a água na palma da mão

eu faria a volta inteira
contornando, contornando...
até onde?

e não é que só uma Palavra pra sempre vai se cumprir?

e então veio o carrossel
o algodão doce
a espuma quebrando nos pés descalços
e o lado
ferido mas aberto
cheio de um amor que eu nunca poderia medir...

e graças a Deus sempre, por tudo.
um beijo, querido Deus.

(2 de Julho de 2010)

Minha mensagem para a vida toda (escrita em Dezembro de 2010)



Eis minha mensagem de saudade do meu irmão mas que se transforma numa mensagem repleta de amor e paz para o Natal e cheia de esperança para o novo ano. Aliás, essa mensagem serve pra vida toda! ;-)

"O nosso amor não deve ser de palavras e de conversas. Deve ser amor verdadeiro, que se mostra por meio de ações." (1 João 3,18) A saudade é tão forte, tão grande, tão intensa...Só que junto disso, é a minha cabeça repleta de lembranças gostosas... os momentos mais puros e mais lindos que eu já vivi.

Amei o Salomão profundamente, como um irmão de verdade. Convivi com ele por 3 anos e fico pensando que Deus é tão bom de ter feito com que ele viesse parar na minha vida pois o Salomão realmente mudou a minha vida. Tudo isso graças a um "sim" que eu e meus pais demos.
"Não deixem de receber bem aqueles que vem à casa de vocês; alguns que foram hospitaleiros receberam anjos, sem saber. Lembrem dos presos, como se vocês estivessem na cadeia com eles. Lembrem dos que sofrem como se estivessem sofrendo com eles." (Hebreus 13, 1-3)

Aqui, em mim, fica uma saudade imensa de "maninha" do Salomão, como ele mesmo me chamava. Ele foi um tesouro na minha vida! Mas seria de um egoísmo enorme querer que ele não viesse a falecer, simplesmente porque eu sentiria muita saudade e sofreria tanto. Mas amar não é isso... Quando a gente ama, a gente deseja o melhor para a pessoa e não o melhor para nós. E eu tenho certeza absoluta que o melhor para o meu irmãozinho foi ficar mais pertinho de Deus. E se eu amo a Deus acima de todas as coisas, eu não preciso entender tudo. Preciso entender que a vontade de Deus é sempre a melhor. "Feliz é aquele que nas aflições continua fiel." (Tiago 1,12)
O Salomão nos deixou um legado lindo lindo. Foi um exemplo de bondade, de ser humano guerreiro e cheio de fé. Nos ensinou sempre o valor da honestidade, da determinação, do bom humor, da solidariedade. Até do que ele mal tinha, ele sabia dividir. Fica um aprendizado gigante diante da pureza do seu coração em querer distribuir o que recebia a mais e também as roupas que ganhava e de tempo em tempo queria doar para quem precisasse mais do que ele. Fica o exemplo de que, até em meio a anos de uma doença que destruía seu rosto, ele só deixou coisas alegres pois sabia pôr a alegria acima de qualquer notícia ruim.

Do celular que ele nos deu (quando - recentemente - ganhou um de presente do Consulado), ficaram os toques hilários; da sua aparência cada vez pior, ficaram suas várias brincadeiras como se fosse alguém saudável; do coquetel de remédios que tinha que ingerir, ficaram o carinho a todos que conhecia, a esperança de realizar sonhos e uma vontade impressionante de lutar até o fim. E toda essa determinação permitiu que o Salomão conseguisse muito mais do que ele imaginava. Primeiro, conquistou a minha família; depois, algumas amigas; e daí em diante, vieram todos os passeios que ele tinha vontade de fazer, vieram os estudos e até o Curso de Enfermagem que ele tanto queria. E mesmo quase morto em novembro de 2009, ele se revigorou milagrosamente quando soube que seu livro estava quase sendo lançado por uma editora. E a partir do livro, ele chegou à vida de tantas pessoas que eu mesma jamais poderia imaginar. Conheci seus novos amigos e verdadeiros fãs. Recebo emails de pessoas que não conheço mas que o conheceram e falam dele para muitas outras pessoas. E era isso mesmo que ele queria: que, sem implorar, sem mendigar atenção, que as pessoas vissem quão fácil era amá-lo (e não ter pena) e que as pessoas nunca desistissem da vida por qualquer obstáculo.

E Deus amou tanto esse menino que o recolheu da melhor forma possível: dormindo... ouvindo música.

E aí eu vejo que a fé não é uma questão de ver realizar o que eu quero mas ver a vontade de Deus sobre aqueles que tanto amo e reconhecer a bondade de Deus mesmo que tantos médicos tivessem nos dito que ele morreria sufocado ou sangrando ou cheio de dores. Mas Deus permitiu que ele morresse sonhando...

Ele foi para os braços do Pai serenamente, assim como chegou à minha vida: bem de mansinho, sem barulho, sem pedir nada... Entrou no meu coração simplesmente por ser a pessoa mais cativante que já conheci. Ele não era só simpático. Era cativante! Ensinou-nos a amá-lo. Ensinou-nos a não acreditar no que os nossos olhos viam: feridas expostas, um corpinho retalhado de enxertos, buracos em sua face que minavam sangue... Mas isso era quase que imperceptível, só de vê-lo cheio de garra, escrevendo coisas engraçadas, envolvendo-nos em seus sonhos e melhor: nos provando que eles eram possíveis! Nas vezes em que ele estava internado e eu embarcava nos sonhos dele em conversas no hospital, me achavam louca e riam de mim. Mas foi maravilhoso experimentar a fé e a partir dela, ter sido um grãozinho na vida do Salomão para que ele conseguisse realizar todas as loucuras humanas que, para Deus, tenho certeza de que o nome é "sonhos impossíveis podem se tornar reais". Só faltou a "loja de vender livros", cuja idéia ele teve mais recentemente. E nós já estávamos embarcando nessa aventura pois ele desejava – profundamente - que sua história de luta fosse um exemplo para as pessoas, principalmente aquelas que deixam de acreditar, aquelas que querem se matar, aquelas que se drogam... E ele realmente acreditava que essa loja ia ser mais uma porta para isso.
Na última vez que estive com o Salomão foi no hospital, quando ele tentava se recuperar de sua primeira internação por causa de dor (e não por causa de hemorragia).Eu e mamãe nos deliciamos de tanto brincar com ele, de tanto fazê-lo sorrir (mesmo ele tendo só com um pedacinho da boca). Eu tinha levado cartolina e canetinhas e fiz um cartaz grandão escrito "eu amo o meu irmão" e ele achou muito engraçado a gente se desdobrando pra tentar pendurar na parede. Jogamos dominó (e ele ganhou todas as partidas, sem a gente dar colher de chá!!), conversamos sobre o segundo livro que ele vinha escrevendo, fizemos cosquinhas, brincamos com seus pés (eu amava o dedão dele fofo :-) Dias antes, eu tinha lido - num livro - que é importante a gente perguntar para as pessoas que a gente ama o que a gente pode fazer para fazê-las mais felizes. Aproveitei a oportunidade e perguntei pra ele: “Irmão, o que eu posso fazer pra vc ser mais feliz?” Ele só sorriu e eu pedi que ele pensasse e depois me respondesse. Não deu tempo dele me dar essa resposta... Mas como eu sabia que o que ele mais queria era refazer seu rostinho, comecei pesquisar - incessantemente – por hospitais no mundo todo que são referências em tratamento de câncer de pele e cirurgia plástica. Escrevi a história dele para todos os hospitais que encontrei. Como eu esperava, todos me retornaram, se dispondo a me ajudar!

Mas não deu tempo dele receber essa notícia. Mas, acima disso tudo, eu sempre soube que ainda que ele não pudesse ser curado, ele podia ser amado. De todos os sonhos realizados, acho que o principal (e aquele que ele não precisou pedir) foi o de ter ganhado uma família e amigos queridos. Por nós, ele foi completamente amado e a nós, ensinou-nos a amar de verdade. Entender - profundamente - o que é o amor verdadeiro.

"Há mais alegria em dar do que receber." (Atos 20, 35) E eu vivi isso na pele. Foram os anos mais maravilhosos que Deus me deu.

E se alguma coisa, nisso tudo, ficou? Tudo ficou.Um tudo que peço a Deus que não apenas fique mas frutifique.Que todo o legado que o Salomão deixou dê frutos em todos que o conheceram e também naqueles que ouviram falar dele. Tantos até, alcançados pelo livro que ele escreveu...

Mas essa história não acabou e nem precisa acabar. Espero, em Deus, ser tão determinada quanto ele para que a vida dele siga sendo um exemplo não só aqui mas em todo o mundo. E por que não? Uma notícia muito especial: eu soube – há pouco tempo - que foi inaugurada em Santana do Ipanema (Alagoas) uma instituição que conhecia a história do Salomão e, por isso, colocou o nome dele! Isso mesmo! Existe uma instituição em Alagoas com o nome do meu guerreirinho!!! É mais um sinal dos grandes frutos que o Salomão vai seguir nos dando!

Agradeço do fundo do meu coração a Deus, por permitir tudo o que vivi com o Salomão nesses anos. Agradeço também as palavras super carinhosas que algumas pessoas tem me dado. Mas, melhor que isso: como é bom receber o testemunho do que o Salomão fez na vida de vcs!!! E eu sinto uma paz gigante por isso... sinto-me até feliz por ter vivido isso tudo. Porque foi muito muito muito bom mesmo!!!

Eu amei demais esse menino... Amei desmedidamente. Mas a minha força é seguir amando a Deus. E eu só posso amar a Deus mais ainda, depois disso tudo...

Que as palavras desse email marcadas em negrito (bondade, garra, fé, determinação, bom humor, solidariedade, alegria, perseverança, família, amigos e amor verdadeiro) sejam renovadas no coração de vcs nesse Natal para que 2011 seja um ano ainda melhor, mais cheio de paz, de fé, de amor e de reconhecimento de muitas razões para sermos felizes. Um beijo grande e fiquem com Deus!

Seguem páginas dele, pra quem quiser matar saudades...


Orkut: Salomão Big Agrican


Comunidade no Orkut: Amamos o Salomão :o) http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=9662045

P.S.: Tem pessoas encomendando o livro dele. Podem falar comigo que ainda tenho alguns exemplares. Todo o dinheiro arrecadado será pra continuar a obra dele, se Deus quiser!

Com muito carinho,
Luiza.