sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Natal de 2011





Senhor,
Como é bom estarmos reunidos em família. Sabemos que aqui está a nossa raiz e a nossa geração. Sabemos que nascemos nesse meio, que fomos educados nos lares que aqui estão representados e que, por muitas vezes, ainda quando crianças, brincávamos saudavelmente e trazemos daí, tantas lembranças boas. Já quando adultos, ganhamos novos parentes que passaram a fazer parte da nossa família. Todos – nessa família – vivemos e partilhamos dificuldades, dores, vitórias, alegrias. Em família, sabemos que podemos ser amigos, que podemos contar uns com os outros.
Sabemos que o sofrimento faz parte da vida pois somos seres humanos. Sabemos que a tristeza, a ansiedade, a inquietação e até mesmo as nossas faltas, fazem parte da vida pois somos pecadores.
Hoje, dia de Natal, celebramos a vinda de Jesus ao mundo como Homem, para nos ensinar valores e princípios; obstáculos que, com Ele, podem ser ultrapassados; uma vida de serenidade e paz; um caminhar iluminado, honesto, puro, na verdade e na esperança. Celebramos o Jesus que veio ao mundo como Homem para nos mostrar que os mistérios fazem parte da vida e que, pela fé, devemos sempre entregar tudo nas mãos do Pai, já que desejamos que a vontade Dele esteja acima da nossa.
Hoje, dia de Natal, celebramos o amor. O Verbo que se fez carne e habitou entre nós.
A nossa oração, Jesus, é que a gente viva também esse amor.
Que a gente experimente confiar toda a nossa vida a Ti, em primeiro lugar. E que, a partir do amor, a gente consiga perdoar aqueles que temos guardado mágoas ou raivas; que a gente possa enxergar as Suas mãos, Jesus, inclusive quando estamos sofrendo pois sabemos que de tudo o Senhor quer que a gente aprenda algo ou simplesmente confie que a vontade deve ser Sua e não nossa; que a gente aprenda a silenciar ao invés de responder àqueles que nos ofendem; que acreditemos em coisas boas, em vitórias, em milagres; que nosso foco não seja a reclamação e nem o problema pois isso não nos traz nenhum bem e também isso não nos ajuda resolver nada...
Que coloquemos em prática a nossa fé ao invés da nossa murmuração ou nosso problema; que a alegria faça parte da nossa vida pois sabemos que, Contigo, podemos ser alegres. A alegria é fruto de um coração completamente cheio de fé!
E que o amor, que renasce a cada manhã (e que celebramos especialmente no dia de hoje), dê frutos... muitos frutos em nosso meio.
Que a nossa árvore-família fortaleça nossas raízes perto de águas tranqüilas, águas que nunca cessam. Águas que brotam do Seu amor e, por isso, nunca temos sede; nunca  precisamos temer; nunca (nem nada) nos falta.
Olhando para 2011, que possamos ver não apenas problemas mas também toda Sua proteção e todas as Suas bênçãos! Que nossos olhos enxerguem muito além das lutas,  das decepções, das raivas, das cruzes que reclamamos (quem sabe, reclamamos todos os dias de 2011...)
Que nossos olhos vejam que em cada dia de 2011 nada nos faltou. O Senhor é o Pastor que nos conduz. E é o Senhor quem diz que nada nos falta. Sim, Jesus, nós repetimos do fundo do nosso coração: nada nos faltou em 2011 ! Porque o Senhor soube, sabe e sempre saberá o que verdadeiramente nos é necessário. O Seu amor por nós não tem fim!

Nesse momento, fazemos um instante de silêncio para refletir:

  • sobre aqueles que ofendemos e queremos pedir perdão
  • sobre aqueles que nos ofenderam e não conseguimos perdoar mas desejamos perdoar
  • sobre aqueles que não soubemos dar amor
  • sobre aqueles que não soubemos respeitar ou aceitar do jeito que eles são
  • sobre aqueles que estão doentes e precisam do nosso apoio, das nossas orações, do nosso carinho e da nossa presença
  • sobre aqueles que se afastaram da nossa família
  • sobre tudo o que podemos agradecer em 2011
  • sobre tudo o que desejamos para 2012

E que, assim como Maria, possamos também dizer, do fundo do nosso coração:

“A minha alma engrandece o Senhor,
e se alegra o meu espírito em Deus, meu Salvador.

O Poderoso fez em mim maravilhas,
e Santo é o seu nome!

Seu amor, de geração em geração,
chega a todos que O respeitam
.

Demonstrou o poder de Seu braço,
e os humildes exaltou.”

(Lucas 1, 46 – 52)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.