sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O girassol que me lembrou fé; o girassol que me lembrou de Assis!!!


"Olhe para os girassóis. Eles são submissos. Mas não há sofrimento nessa submissão. Trata-se de uma fidelidade, sem escravidão.
A lógica é simples: Não há conflito naquele que está no lugar certo, fazendo o que deveria. É regra da vida que não passa por argumentos ou por aprendizado de livros.
É força natural conduzida pelo caule e ordenando que a flor realize o giro, toda vez que mudar a direção do sol. Estão mergulhados numa forma de saber milenar, regra que a criação fez questão de deixar na memória da espécie. Eles não podem sobreviver sem a força que os ilumina. Por isso, estão entregues aos intermitentes e místicos movimentos de procura. Eles giram e querem o sol.

(...)

A partir deles, eu me ponho a pensar no meu destino de ser humano. Penso no quanto eu também sou necessitado de me voltar para uma força regente, absoluta, determinante.
Eu preciso de Deus. Se pra Ele não me volto, corro o risco de me desprender da possibilidade de ser feliz. É Nele que me sentido está todo contido.Tudo o que eu ainda posso ser, Nele está escondido. Descubro maravilhado. Mas no finito que me envolve, posso descobrir o desafio de antecipar no tempo, o que Nele já está realizado.
Então intuo. Deus me dá aos poucos, em partes, dia a dia, em fragmentos. Eu Dele me recebo assim como o girassol se recebe do sol, porque não pode sobreviver sem a luz. A flor condensa, ainda que de forma limitada, porque é criatura, o todo de sua natureza que o sol potencializa. O mesmo é comigo. O mesmo é conosco... Deus é nosso sol, e nós não poderíamos chegar a ser quem somos, em essência, se Nele não pusermos a direção dos nossos olhos.

(...)

Nós somos como os girassóis. Estamos todos num mesmo campo. Há em cada um de nós uma essência que nos orienta para o verdadeiro lugar a que precisamos chegar, mas nem sempre realizamos o movimento da procura pela luz.
Não podemos querer o engano dos artifícios que insistem em distrair a nossa percepção. Não podemos substituir o essencial pelo acidental, afinal, é a nossa realização que está em jogo.

Girassol só pode ser feliz se para o sol estiver orientado. É por isso que eles não perdem tempo com as sombras. Eles já sabem mas nós, precisamos aprender...

Meu querido filho, não tenha medo deste aprendizado. Pelo o que percebo, você pertence a essa classe intelectual que insiste em tirar Deus da história. Compreende que crer em Deus não é razoável. Que a fé um argumento de segunda grandeza. Eu também já integrei este grupo mas hoje não penso mais assim.

A crença no Sagrado exige muita grandeza humana. Crer em Deus é muito mais sofisticado do que não crer. A crença em Deus requer sensibilidade, ao passo que, não crer, não exige muito esforço."

(Do livro "Tempo de esperas", do Pe. Fábio de Melo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.