quarta-feira, 18 de abril de 2012

Lembrança de 21 de Janeiro de 2012 =D

"Todas as pessoas grandes foram um dia crianças mas nem todas se lembram disso..."
(Saint-Exupéry > O Pequeno Príncipe)

Eu tava quase indo dormir, depois de um dia cheio de trabalho. Ela... ela teve um dia cheio de consultas médicas e fazia sua oração, antes de se deitar.
Sentei ao lado dela e disse que só ia dar boa noite. Ela fez que "sim" com a cabeça e, sem mais nem menos, começou a falar sobre a vida. O tanto que já sofreu, o tanto de dificuldades que passou na roça e passou com gentes. Pessoas monstruosas que feriram sua alma, um marido que obrigava os filhos a trabalharem na roça mas que ela os defendia e impedia que isso acontecesse. Os defendia como uma leoa...
Me contou do início da sua vida pós-roça e de tudo o que engoliu e superou por amor.

Olhou nos meus olhos e disse: "Ódio? Nunca soube o que é isso... Na vida, minha filha, a gente passa por tudo o que tem que passar, fazendo a nossa parte e entregando tudo a Deus."

Eu fiz que "sim" com a cabeça e ela continuou: "Não me arrependo de nada. Foi tudo com confiança em Deus e nunca desisti nem deixei de tentar nada. É muito melhor a gente saber que tentou de tudo do que ver as coisas passando..."

Eu sorri, beijei suas mãos, sua testa, pedia a sua bênção e disse: "Dorme com Deus, vovó linda."

Dentro de mim tem uma menina de todos esses anos. Até aqui: 29 anos.

Tem viagens em todas as férias, tem girinos que eu caçava com a peneira de macarrão, nas cachoeiras de Visconde de Mauá. Tem dedinhos que tocavam a areia pela primeira vez, tem a primeira dança na escola, as primeiras amizades e primeiras colas. Tem um montão de frio na barriga do primeiro dia de aula (de todos os anos ;-), das apresentações de balé, de nadar pra longe e achar que não ia conseguir voltar. Tem sorrisos e gargalhadas de verdade (!!) com brincadeiras com meus primos, com as partidas de Cara-a-Cara que eu ganhei, com passos de dança que eu imitava meus primos mais velhos fazerem e eu errava. Tem a vergonha de dizer quem era meu Amigo Oculto, vergonha de algum menino que dizia que gostava de mim, vergonha de errar. Tem medo de não ser aprovada, de viajar com neblina na serra, de ir mal na dinâmica de grupo.

Tem uma menina catadora de tatuis, uma menina que já foi salva pelo salva-vidas porque foi longe demais, uma menina que pensava que seria filha única pra sempre mas ganhou um irmãozinho (Salomão) que tanto ensinou a lutar e a sonhar.

Tem lembranças ricas, aprendizados enormes, sofrimentos que me fizeram entender o sacrifício de Jesus, lutas e vitórias que me fizeram sentir o amor de Deus ainda mais forte, mais intenso, mais vivo.

Daquela mulher do diálogo bonito... aquela mulher com seus 92 anos, me fica uma serenidade e sabedoria bem limpas. Tudo muito claro e óbvio.

Da minha família, do namorado e dos queridos amigos, me fica a dádiva da compreensão, do respeito, do milagre da paciência... fica o valor da doação.

Das crianças com câncer que vi sobreviverem só por causa de sorrisos e por eu ter aprendido me doar, me fica a gratidão nos olhares das mães dessas crianças e o milagre de desejar fazer o bem.

E do meu irmão Salomão - que também foi o rapaz mais lindo do mundo - me fica a certeza de que tudo é muito mais bonito do que a gente pensa... Tudo é mais possível, mais forte e tem muito mais sentido quando se tem muito mais amor.

Se as coisas são o que fazemos delas;
se o mundo é feio devido à proporção que o enxergamos se comparado ao tanto que nós podemos ser diferentes e co-participantes;
se a educação e o bom trato podem e devem começar em mim;
se Deus me criou para amar as pessoas;
se sonhos foram feitos para serem realizados...

...então eu só posso agradecer a Deus por tudo e todos nesses 29 anos de vida.

E só posso ser feliz porque acreditar e sentir o amor do Autor da Vida por mim, me faz bem demais!

"Cristo garante a alegria que ninguém nos pode tirar." (João 16,22)
Muito obrigada por fazerem parte da minha vida! Deus abençoe a todos!

Um bjo enorme, mais velhinha e mais apaixonada por Deus ;-)

Luiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.