domingo, 15 de novembro de 2009

E não é que deu tudo certo?


27 de abril de 2008

ai... e lá estava eu na vovó. que vontade de não sair de lá nunca.

mas era domingo e eu ansiava por ir à missa.

há mto tempo que eu "ensaiava" de ir à tal paróquia para reencontrar um padre que estava em Aracaju e que havia voltado pro Rio.

a vovó tava ali... toda quietinha... bonitinha... falando, contando coisinhas, me ouvindo...

mas como era Deus que eu ia encontrar... lá fui eu... e fui em rumo à tal paróquia para reencontrar o querido padre.

combinei com a Carol e com a Dani de me encontrarem em Jacarepaguá (ou Anil, ou Taquara... eu sei lá! tudo é mto confuso por ali... rsrsrs).

o pior é que a igreja era na Taquara, a Carol sempre me disse que morava em Jacarepaguá mas eu entrei no Anil! vai entender! :-O

óbvio, me perdi!

falando no tel. com a Carol, ela me garantiu que eu tava indo pelo lugar errado mas e daí? e pra eu achar o certo?! passou sinal, passou retorno, passou o tempo... e nada de eu acertar o caminho!

por vezes me perguntei: "Senhor, será que a missa é às 18:30 (e não 18h) eu tô nervosa à toa?"

lá pelas 17:55 eu tava esperando a Carol e a Dani num posto de gasolina. eu nem tava mais nervosa... jurava que a missa era às 18:30 e eu tinha feito confusão...

no fim, elas chegaram e eu fiquei toda contente pq agora eu ia andar com a D. Carolina, a menina que mais entende de Jacarepaguá ou sei lá que lugares que têm dentro desse bairro! mas o importante é que íamos para a igreja! obaaaaaaaaa!

humpf... e não é que a Carol se perdeu tbm???!!! vira esquerda, vira direita, dá ré, volta na contra-mão (ou não???!!!), pergunta pro frentista, pergunta pro taxista, pergunta pra todo mundo... uns falam uma coisa, outros falam outra... e eu ficando com vontade de fazer pipi e tensa pq a hora estava passando!!!

com a graça de Deus,chegamos sãs e salvas às 18:22 na paróquia.

desolada, percebi que a missa já havia começado. ou seja, estava certa... era às 18:00 que começava mesmo! :-(

mas estava na hora do salmo responsorial. obaaaaaaa! não perdemos nem a segunda leitura e nem o Evangelho.

e quem disse que deu pra entrar na igreja? lo-ta-da!

fomos nos espremendo, espremendo... nos espalhando, espalhando... e entramos.

as meninas ainda fizeram sinal: "é ele o padre, Lu???" e eu, mais sem graça do que não sei o quê, respondi: "não... não é ele não..." e pensei: "carácoles... cadê o padre que tinha ido pra Aracaju e tive informações de fontes seguríssimas de que havia voltado pro Rio???"

mas como quem tá na chuva é pra se molhar, quem tá na missa, é pra ficar! veio a segunda leitura e eu babei: "...estai sempre prontos para dar a razão da vossa esperança a todo aquele que vo-la pedir... Pois será melhor sofrer praticando o bem, se esta for a vontade de Deus, do que praticando o mal." (1Pe. 3,15-17)

fiquei emocionada... as meninas sabiam como tinha começado a minha semana, o que tinha me acontecido e tinha me deixado tão ferida. o sentimento que eu não queria ter sentido, a expectativa daquela dor passar. tive amigos lindos, que me disseram palavras lindas, me deram coisas lindas pra ler... e um deles ainda me falou: "Lu, até Cristo teve raiva quando viu que estavam comercializando em frente ao Templo... não se culpe por estar sentindo raiva agora. o que importa é que isso vai passar. e vc está pedindo a Deus isso... vc quer de volta aquele coração manso e perdoador. em breve vc estará assim de novo."

e como sabiamente esse amigo falou, em breve em tive de volta "a razão da minha esperança" como bem disse o apóstolo e tbm entendi que prefiro mil vezes "sofrer fazendo a vontade de Deus" e isso foi tudo o que sempre busquei na minha vida...

em seguida, veio o Evangelho. que riqueza!!! "...e o Pai vos dará outro Defensor, para que permaneça sempre convosco: o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê nem o conhece... ora, quem me ama, será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele." (Jo 14,15-21)

e então começaram aquelas palavras que seriam bálsamo para a minha alma... aquela alma ainda cansada, estressada com a confusão de chegar à missa. o susto de não ser o padre que esperava, a vontade de fazer pipi, a igreja com uma multidão, o calor absurdo, nós em pé, tentando nos espremer e enxergar lá na frente. tudo isso passou. só estávamos eu e o Espírito, enquanto eu ouvia a voz de Deus através daquele homem que no fim da missa, comunicou que estava ali há 1 ano, com seus 27 anos de vida.

fiquei impressionada no quanto Deus conta conosco. no quanto que Ele transforma e usa pessoas mto jovens, para viverem a missão que Ele nos deu. um padre super jovem e cheio do Espírito. foi esse o presente de Deus a nós nessa noite. um padre que soube falar da importância de amar, da importância de sermos aqueles escolhidos que fazem a diferença pq Deus nos deixou o Espírito Santo. a importância de sermos luz, já que somos filhos da luz, seguidores de Cristo, apaixonados por Ele.

um padre jovem como nós, cansado (mto mais cansado do que nós!), que estava ali simplesmente por amor e obediência. que prazer ver aquele testemunho. que prazer ver que Deus escreve certo por linhas tortas... no nosso caso, escreveu certo por mtas ruas erradas. mas nós chegamos. nós nos dispomos àquilo. nós estávamos oferecendo todo aquele momento a Deus. éramos filhas ouvindo da importância de viver no amor, de entender que não há vida fora dele, e da importância de sermos o sal da terra onde estivermos, com quem estivermos e no que realizarmos. estamos aqui para amar! vemos a Deus! enxergamos aquilo que o mundo não enxerga pois o mundo não está Nele...

e como o padre bem disse, da mesma forma que ajeitamos o cabelo quando passamos frente a um espelho, aqueles que estão à nossa volta ajeitam suas vidas (seus pecados) quando vêem em nós uma luz!

e depois de tudo isso, lindamente, na oração eucarística, o padre fez uma oração bem sincera, espontânea, seguida de um cântico angelical, que embalou todo aquele momento... um dos momentos mais lindos que eu já vivi... éramos nós: eu e toda aquela comunidade elevando a nossa voz para cantar ao Deus de amor. éramos nós elevando o nosso coração com a humildade de clamar para sermos luz e para que Ele nos levasse pra onde Ele quisesse... foi o nosso sim! foi o reforço da nossa fé. a renovação de vidas que só vêem sentido em Cristo.

no fim da missa, tudo voltou ao seu lugar: fui ao banheiro, acertamos de primeira o caminho da volta e fizemos um lanche saborosíssimo. deixamos a Carol em casa, viemos eu e Dani papeando e cantando no carro. sempre rindo, sempre em paz, sempre sentindo no peito "a razão da nossa esperança".

e isso é o meu maior prazer: ver que mesmo as coisas não saindo como eu havia planejado, Deus sempre faz o que Ele planeja.

hoje mais cedo, quando ouvia o que me aconteceu no início dessa semana, a minha sábia vovó falou: "é, minha filha... vc estava com a vida toda arranjada ano passado e Deus veio e revirou tudo. mas sabe o que mais? Ele é Deus e sempre sabe o que faz."

e não é que ela tem razão? Ele é Deus mesmo e sempre cumpre as Suas promessas... Amém!!! :o)

"Conheço um coração tão manso, humilde e sereno

que louva ao Pai por revelar o Seu nome aos pequenos

que tem o dom de amar

e sabe perdoar

e deu a vida para nos salvar

Jesus, manda Teu Espírito

para transformar meu coração

Lava, purifica e restaura-me de novo

serás o nosso Deus nós seremos o Teu povo
derrama sobre nós a água do amor

Espírito de Deus, nosso Senhor"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.